segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Python – Listas

Python – Listas

    Muitas linguagens de Programação insistem que cada variável tenha um tipo declarado (inteiro,booleano,string,etc…) já em Python as variáveis ou identificadores são simplesmente nomes que referenciam um dado objeto de algum tipo. Uma lista em Python pode muito bem ser criada da seguinte forma:

    Quando uma lista é criada em Python o interpreter que é um programa que lê programas em Python e cuida de suas instruções (antes de criar qualquer programa em Python você precisa primeiro instalar o interpreter) cria uma estrutura como um array (um conjunto de dados separados por posições) na memória para guardar temporariamente seus dados. Em muitas linguagens de programação as posições de um array começam a partir de zero e em Python não é diferente. No caso da figura acima “Renan Willamy” estaria na posição de numero zero o numero 2 estaria na posição 2 e True na posição três veja na figura abaixo como obter o valor de cada posição da lista:


    Uma lista pode ser facilmente alterada simplesmente por atribuir um valor a uma posição da lista, se esta posição já estiver ocupada ela será sobrescrita, se a posição ao qual você atribuir um valor não estiver dentro do tamanho da lista você vai se deparar com o seguinte erro: IndexError: list assignment index out of range , esse erro acontece quando você tenta acessar uma posição que não existe dentro de um alista, então você me pergunta “como assim? . Bem, quando uma lista é criada seu tamanho é determinado dependendo da quantidade de dados atribuídos a ela, por exemplo na nossa lista temos três valores atribuídos a ela, sendo assim o tamanho da nossa lista é 3, logo se chamarmos lista[3] (lembre-se que uma lista começa do zero) o programa irá lançar o erro citado acima observe a figura abaixo: 


Algumas funções usadas com listas:

  • lista.append(“Aqui vai o dado”) # Acrescenta um dado a lista

  • lista.remove(“Aqui vai o nome do dado que você quer remover”) # Remove um dado da lista

  • lista.insert(“Aqui vai a posição , Aqui vai o dado”) #Adiciona um dado na lista onde o primeiro parâmetro é o índice da posição e o segundo é o dado que você quer inserir na lista.

  • len(lista) # mostra o tamanho da lista


Nenhum comentário:

Postar um comentário